As intervenções ambientais podem ser classificadas em três categorias principais: regulatórias, que envolvem mudanças em leis ou regulações para controlar comportamentos prejudiciais, como a proibição da venda de álcool a menores e restrições à publicidade de tabaco e álcool; físicas, que alteram o ambiente para influenciar comportamentos, como reposicionar produtos em supermercados ou criar espaços públicos mais seguros; e econômicas, que utilizam incentivos financeiros, como o aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas e tabaco ou subsídios para alimentos saudáveis, para estimular escolhas mais benéficas à saúde.
No contexto da prevenção do uso de álcool por adolescentes, as estratégias se concentram, principalmente, no reforço das leis relacionadas ao controle do acesso a essa substância. Assim, as principais ações de prevenção ambiental desenvolvidas pelo projeto incluem o fortalecimento e aprimoramento das regulamentações existentes, especialmente no que diz respeito à venda de álcool para menores. Entre as medidas propostas, destaca-se a checagem obrigatória de documentos e a proibição do fornecimento de álcool por terceiros. Além disso, o projeto contempla o treinamento de comerciantes para a adoção de práticas responsáveis no serviço de bebidas alcoólicas, capacitando-os a identificar menores de idade e a lidar com tentativas de compra irregular. Essas ações visam garantir o cumprimento da legislação e reduzir o acesso ao álcool por adolescentes, contribuindo para a efetividade da prevenção ambiental.
-Mídias:
As ações de prevenção em meios de comunicação são estratégias voltadas para aumentar o conhecimento e a conscientização sobre comportamentos de risco por meio de comunicações direcionadas. Entre os exemplos mais comuns, destacam-se as campanhas de mídia de massa voltadas à sensibilização da população e o uso estratégico de mídia advocacy para promover e estimular políticas públicas. Uma das principais vantagens dessas abordagens é sua flexibilidade, permitindo sua aplicação em diferentes níveis e contextos, como comunitário, organizacional, familiar e individual.
No contexto específico da prevenção do consumo de álcool por adolescentes, ações midiáticas podem contribuir tanto para a redução do consumo entre os jovens quanto para a diminuição da aceitação social do uso dessa substância pela comunidade. Além disso, o processo de mídia advocacy fortalece a promoção de iniciativas e políticas que reforçam a importância de estratégias preventivas, ampliando seu impacto e favorecendo mudanças estruturais que dificultam o acesso ao álcool por menores.