INTERVENÇÃO

Avaliaremos a efetividade e o processo de aplicação de uma intervenção multissetorial e multicomponente baseada na comunidade para prevenir o uso de álcool e outras drogas entre a infância e adolescência com base em três componentes:

FAMÍLIA AMBIENTAL ESCOLAS

FAMÍLIA

A intervenção para familia- parents.action.

AMBIENTAL

Ambiental e mídias

ESCOLAS

Tamojunto e elos

TAMOJUNTO 2.0

O programa #Tamojunto 2.0 lida com a prevenção ao uso de drogas e é aplicado a adolescentes de 13 a 14 anos. É estruturado em 12 aulas de 50 minutos cada que devem ser aplicadas semanalmente, por 3 meses consecutivos. A metodologia do programa é aplicada por uma pessoa, normalmente um professor, que tenha passado por um processo formativo, e sua proposta é reduzir os fatores de risco e aumentar os fatores de proteção para uso de drogas entre adolescentes por meio de três componentes: a mudança de crenças normativas, como a superestimação do consumo de álcool por adolescentes, o desenvolvimento de habilidades psicossociais, também chamadas de habilidades de vida, e a apresentação de informações sobre drogas de forma coadjuvante, ou seja, permeada pelos outros componentes, com destaque aos impactos a curto prazo e sem juízo moral ou dramatização. Suas sessões possuem caráter interativo, estimulando a troca de experiências entre os educandos e a construção horizontal e vivencial do conhecimento por meio de atividades lúdicas. Cada aula apresenta um tema específico e técnicas para promover o engajamento dos adolescentes, assim como trabalha mais de um componente do programa simultaneamente.

Programa Elos 2.0

O Programa Elos 2.0 é uma adaptação brasileira do Good Behavior Game (GBG) baseado em evidências, voltado para a promoção de um ambiente escolar mais cooperativo e acolhedor no Ensino Fundamental I. Ele fortalece habilidades socioemocionais das crianças por meio de jogos estruturados dentro da rotina escolar e de três encontros familiares com a finalidade de realização de um treinamento parental.

Antes da implementação, os professores são capacitados e organizam as turmas em grupos heterogêneos, equilibrando diferentes perfis comportamentais. Durante o jogo, os alunos seguem acordos coletivos, como respeitar instruções e demonstrar gentileza. Se um acordo for quebrado, o professor registra a ocorrência sem punição, reforçando positivamente os demais grupos. As equipes que mantêm um bom comportamento recebem incentivos combinados com a turma. No Elos 2.0, um dos focos é o reforço de comportamentos pró-sociais e diminuição dos comportamentos-problema pela extinção, e não pela punição.

Além do jogo, o programa conta com acompanhamento contínuo para garantir sua efetividade. O Elos 2.0 não é um jogo competitivo, mas uma estratégia para fortalecer o trabalho em equipe, criando um ambiente escolar mais positivo.

Programa C.O.R.A 

O Programa CORA (Comunicação, Orientação, Regras e Acompanhamento) é uma iniciativa voltada ao fortalecimento das relações familiares como estratégia de proteção dos adolescentes contra o uso de álcool e outras drogas.

Seu objetivo é promover o desenvolvimento de ambientes familiares mais protetores, presentes e afetivos, com ênfase no papel estruturante da autoridade parental e no fortalecimento dos vínculos.

O programa é direcionado a pais, mães e responsáveis por adolescentes. A ideia inicial é desenvolvê-lo nas próprias escolas (mas não restrito a estes locais), aproximando ainda mais a família da rotina dos jovens.

 

Estrutura e componentes

O CORA é sustentado por quatro pilares da abordagem parental:

Comunicação: incentivo ao diálogo aberto e frequente entre pais e filhos sobre álcool e outras drogas.

Orientação: apoio para o desenvolvimento de práticas educativas de monitoramento, acompanhamento e suporte.

Regras: estímulo à definição de normas claras e consistentes sobre o não consumo de substâncias.

Acompanhamento: presença ativa e afetiva no cotidiano dos adolescentes, reforçando o cuidado e a proteção.

Metodologia

O programa contará com três oficinas interativas dirigidas a pais, mães e responsáveis, conduzidos em formato dinâmico, com atividades participativas e momentos de reflexão coletiva. Os temas das oficinas são:

Adolescência sem mistério – Como compreender melhor essa fase e fortalecer o papel da família.

Família unida, vínculos fortes – Estratégias para manter a conexão em tempos de mudança.

Limites com afeto – Regras e conversas que aproximam, não afastam.

Referenciais

A proposta é baseada nas oficinas do programa #Tamojunto 2.0, incorporando ainda elementos do componente familiar de programas internacionais reconhecidos, como Örebro/EFFEKT/PAS. Dessa forma, alia evidências científicas nacionais e internacionais para potencializar a eficácia das ações de prevenção.

Ambiental

A prevenção ambiental busca implementar intervenções e políticas que removam ou minimizem fatores ambientais que favorecem comportamentos de risco, ao mesmo tempo que promovem escolhas mais saudáveis sempre que possível. Esse tipo de abordagem é amplamente recomendada, pois, ao focar no ambiente em vez de indivíduos ou comportamentos específicos, demonstra resultados significativos e sustentáveis ao longo do tempo.

As intervenções ambientais podem ser classificadas em três categorias principais: regulatórias, que envolvem mudanças em leis ou regulações para controlar comportamentos prejudiciais, como a proibição da venda de álcool a menores e restrições à publicidade de tabaco e álcool; físicas, que alteram o ambiente para influenciar comportamentos, como reposicionar produtos em supermercados ou criar espaços públicos mais seguros; e econômicas, que utilizam incentivos financeiros, como o aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas e tabaco ou subsídios para alimentos saudáveis, para estimular escolhas mais benéficas à saúde.

No contexto da prevenção do uso de álcool por adolescentes, as estratégias se concentram, principalmente, no reforço das leis relacionadas ao controle do acesso a essa substância. Assim, as principais ações de prevenção ambiental desenvolvidas pelo projeto incluem o fortalecimento e aprimoramento das regulamentações existentes, especialmente no que diz respeito à venda de álcool para menores. Entre as medidas propostas, destaca-se a checagem obrigatória de documentos e a proibição do fornecimento de álcool por terceiros. Além disso, o projeto contempla o treinamento de comerciantes para a adoção de práticas responsáveis no serviço de bebidas alcoólicas, capacitando-os a identificar menores de idade e a lidar com tentativas de compra irregular. Essas ações visam garantir o cumprimento da legislação e reduzir o acesso ao álcool por adolescentes, contribuindo para a efetividade da prevenção ambiental.

-Mídias:

As ações de prevenção em meios de comunicação são estratégias voltadas para aumentar o conhecimento e a conscientização sobre comportamentos de risco por meio de comunicações direcionadas. Entre os exemplos mais comuns, destacam-se as campanhas de mídia de massa voltadas à sensibilização da população e o uso estratégico de mídia advocacy para promover e estimular políticas públicas. Uma das principais vantagens dessas abordagens é sua flexibilidade, permitindo sua aplicação em diferentes níveis e contextos, como comunitário, organizacional, familiar e individual.

No contexto específico da prevenção do consumo de álcool por adolescentes, ações midiáticas podem contribuir tanto para a redução do consumo entre os jovens quanto para a diminuição da aceitação social do uso dessa substância pela comunidade. Além disso, o processo de mídia advocacy fortalece a promoção de iniciativas e políticas que reforçam a importância de estratégias preventivas, ampliando seu impacto e favorecendo mudanças estruturais que dificultam o acesso ao álcool por menores.